Imagens de Nossa Senhora de Fátima

Imagens de Nossa Senhora de Fátima, a primeira imagem esculpida

 

Imagens de Nossa Senhora de Fátima são lindas. A primeira foi esculpida há vários anos atrás, veja um pouco da história das Imagens de Nossa Senhora de Fátima.

imagens de nossa senhora de fátima

José Ferreira Thedim e a primeira Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Há um ar sacramental instando em S. Mamede do Coronado, na Trofa no país de Portugal. Vem afugentado pelo antigo pó das oficinas de estátuas onde os antigos “santeiros” talhavam e pintavam as estatuas e imagens de Nossa Senhora de Fátima. É os discípulos do Santeiro José Thedim, este que foi o homem que desenhou e talhou a primeira estátua/imagem de Nossa Senhora de Fátima. Considerado “um mestre” e chamado de o “Numero um em arte sagrada” pelos povos e pessoas que o conhecem.

José Ferreira Thedim, escultor ou santeiro como queira, nasceu em Portugal, mais precisamente em S. Mamede do Coronado. No ano de 1892 e morreu no ano de 1971.

José Thedim primava pela exuberância nas imagens de Nossa Senhora de Fátima e demais imagens em que trabalhava. Joaquim Oliveira, que trabalhava com Thedim diz que ele era o único que fazia as modelagens nas estátuas. O local onde trabalhava era de extremo silência, parecendo com uma igreja. Seria esse o diferencial de Thedim para ser concebido a talhar as imagens de Nossa Senhora de Fátima que ficariam ao topo da igreja?

“Muito antes de Thedim ser escolhido para esculpir as imagens de Nossa Senhora de Fátima, ele tinha recebido um convite para esculpir uma mulher de peito elevado e forte, vergada e usando um traje normal. Mas esta estátua foi rejeitada…” Diz Zacarias Thedim, sobrinho de José.

 

Imagens de Nossa Senhora de Fátima, a visão de Lúcia

 

As imagens de Nossa Senhora de Fátima foram finalmente acabadas, principalmente a obra que tinha um metro e três centímetros de altura. A imagem foi enviada para a Igreja Nossa Senhora de Fátima onde foi abençoada pelo arcebispo de Fátima entre os dias 13 de maio a 13 de junho do ano de 1920. A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi inserida a famosa Capelinha das Aparições. A partir deste momento o trabalho do escultor José F. Thedim se espalhou pelo mundo. A sua fama foi tanta em em 1931 o atual Papa Pio XI atribuiu-lhe o alto encargo de Comendador da Santa Fé.

O escultor incansável cria a imagem de Virgem Peregrina, no ano de 1947. Neste momento José teve que falar com a Irmã Lúcia, pois precisava de uma “visão fiel”. No decorrer das alterações na imagem, seu discípulo Joaquim Oliveira se junta a ele para a continuação do trabalho. Depois que a imagem deu uma volta pelo mundo todo voltou a Thedim para ser restaurada. Thedim

imagens de nossa senhora de fátima

Irmã Lúcia, uma das três crianças que avistaram Nossa Senhora.

procura Lúcia para saber o que precisava e o que não precisava ser mudado nas imagens de Nossa Senhora de Fátima.

Thedim recebe vários pedidos especiais para talhar e um deles é do antigo presidente dos EUA Eisenhower, que lhe fez o pedido de uma estatua “Santane de Beauprais”.

As obras de Thedim estão espalhadas por todos os cantos, igrejas, basílicas, paróquias, mosteiros em todo o mundo. As novas imagens de Nossa Senhora de Fátima são inspiradas nele. Joaquim Oliveira diz que a “escola” de Thedim está acabando, os jovens perderam o interesse em ser “santeiro”, o que hoje em dia é muito diferente de um escultor qualquer.

 

Imagens de Nossa Senhora de Fátima, imagem talhada em Cedro do Brasil

As primeiras imagens de Nossa Senhora de Fátima, e a imagem que se encontra na Igreja Nossa Senhora de Fátima foram talhada em madeira, mais especificamente em Cedro, madeira vinda dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Uma madeira forte e dura. Colorida e cheirosa, perfeita para realizar uma boa talha.

Imagens de Nossa Senhora de Fátima, os detalhes da coroa

 

A coroa que está presente nas imagens de Nossa Senhora de Fátima são exemplares únicos criadas em Lisboa (Portugal). Na coroa trabalharam mais de 12 artistas por mais ou menos três meses! A coroa presente na original Imagem de Nossa Senhora de Fátima pesa 1200 gramas (1,2Kg) e é detalhada com mais de 300 pérolas e 2670 pedras preciosas, de diferentes tipos. A coroa foi apresentada pelas mulheres em 13 de Outubro no ano de 1942, em uma ação de graças oferecida por Portugal.

O já falecido Sumo Pontífice presenteou a coroa uma bala, que lhe foi atirada no atendado em Roma no ano de 1981, em sinal de agradecimento a Nossa Senhora de Fátima por ter salvo sua vida.

 

Imagens de Nossa Senhora de Fátima, as doze imagens

coroa de flores

Coroa de Nossa Senhora de Fátima

Há várias imagens de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Iria encontra-se mais que uma imagem. Isso pelo pedido de várias comunidades em todo o mundo, então foram feitas várias réplicas da imagem original do ano de 1920.

As primeiras imagens de Nossa Senhora de Fátima foram feitas depois da Segunda Grande Guerra Mundial depois que o Bispo de Berlim fez um pedido ao santuário que a imagem rodasse todas as capitais do continente Europeu que estavam em fase de reconstrução, devido a Guerra. A primeira réplica, criada em 1947 está guardada na pequena Capelinha das Aparições.

É usada para algumas exposições ao público, nas poucas vezes em que ela sai de seu pedestal. A imagem original saiu poucas vezes para fazer alguns reparos e manutenções de cores e detalhes.

Os pedidos para receber as Imagens de Nossa Senhora de Fátima continuam por todo o mundo, então o santuário já concedeu um total de 12 réplicas oficiais da Virgem. Uma das réplicas foi concedida por Portugal ao Timor-Leste, enquanto estava em fase de independência. Cada réplica possui sua documentação registrada, com se fosse às identidades das Imagens de Nossa Senhora de Fátima.